Delícias da Lili: Arroz Carreteiro – receita dos Pampas Gaúchos para sua mesa!

Chega de desperdício! Sabe aquela carne que sobrou da hora do almoço? Pode virar um delicioso ARROZ CARRETEIRO!

Detesto jogar comiga fora. Ninguém gosta.

Que tal RECICLAR? A melhor maneira de aproveitar aquela sobrinha é transformá-la em uma outra delícia.

Aprendi com uma amiga Gaúcha como fazer o verdadeiro CARRETEIRO dos PAMPAS, que tem como ingrediente principal a carne de churrasco, tchê!

Mas essa receita prática pode ser feita com qualquer tipo de carne, charque, assada, bife, e misturar até linguiça! Qualquer opção que você tenha pronta na geladeira e queira aproveitar.

Vamos ao que interessa. 📝 Anota aí os ingredientes:

  • 1kg de carne picada
  • 2 cebolas grandes
  • 1 tablete de caldo de carne
  • 1 colher de extrato de tomate*
  • 2 xícaras de arroz
  • 4 xícaras de água fervente
  • Azeite
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Cheiro verde

Olha como é fácil!

Aqueça a panela e coloque a carne com um fio de azeite. Deixe fritar. Quando começar a pegar no fundo da panela, pingue água fervente e mexa para não deixar queimar. Repita esse processo algumas vezes até a carne ficar macia e suculenta. Acrescente a cebola e deixe dourar junto com a carne, pingando água quando necessário até que fique com a cor bem marrom. Então acrescente o arroz e refogue. Adicione o extrato de tomate. Dissolva o tablete de caldo na água e cubra o arroz. Acrescente sal e pimenta do reino a gosto. Deixe cozinhar em fogo brando com a panela semitampada até secar. Finalize com cheiro verde picado. Moleza!

*Não tenho extrato de tomate! E agora? Substitua pelo que você tem. Pode colocar o próprio tomate picado sem pele e sem semente ou duas colheres de molho pronto de tomate.👍

📌 Dica 1- Para que o arroz fique no ponto, utilize sempre o dobro de água em comparação à quantidade de arroz. Por ex: 2 xícaras de arroz para 4 xícaras de água.

📌Dica 2- Quando o arroz estiver quase seco, desligue a panela e tampe. Deixe repousar por cinco minutos e sirva em seguida.

📌 Dica 3- Verifique na embalagem se o arroz que você comprou precisa ou não ser lavado. Se precisar, deixe que ele escorra bem antes de refogar.

📌 Dica 4- Se vc gosta de pimenta como a turma daqui de casa, pode acrescentar umas gotas de molho de pimenta ou TABASCO, por exemplo, na água do cozimento ou até uma pimenta-dedo-de-moça bem picadinha (sem sementes). 😋

Gostou dessa DELÍCIA DA LILI?  Então experimente e nos conte como ficou!

👉Siga, Curta, Comente e COMPARTILHE!!!!

Escrito por

Dona de casa, mãe de três filhotes lindos, advogada, mochileira, cantora de chuveiro e agora BLOGUEIRA!😃 Tentando acertar mais do que errar nessa deliciosa aventura da vida!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s