Não passe protetor solar no seu filho. É isso mesmo, Arnaldo?

Recentemente li na internet uma noticia que me chamou a atenção. Dizia para NÃO passar protetor solar em nossos filhos.

Mas como sempre fui doutrinada sobre os riscos que corremos ao nos expor sem proteção ao sol, inclusive aumentando as chances de câncer de pele, achei uma LOUCURA!!!

Sabemos que não podemos ver ou sentir os raios UV, e só notaremos seus efeitos depois do dano já ter ocorrido. O nível dos raios UV pode ser tão elevado em um dia nublado e frio, como naquela manhã ensolarada!

Mas afinal? É seguro o uso diário de protetor solar???

Agora fiquei confusa… Não é essa a melhor forma de evitar o temido câncer de pele e outros danos causados pelo sol, como envelhecimento precoce por exemplo?

Na dúvida, resolvi pesquisar o assunto.

E descobri que a Associação Médica Americana (The American Medical Association) admitiu que um aumento no uso de protetores solares está relacionada ao aumento na incidência de câncer de pele!!! 

E encontrei ainda alguns estudos epidemiológicos indicando um aumento do risco de melanoma maligno em pessoas que usam protetor solar diariamente!

O que???? Era o que me faltava!

Tenho que admitir (mesmo sem querer…) que encher nossa pele de produtos químicos, no mínimo, não fará bem a nossa saúde.

Entre outras coisas, a penetração dos ingredientes dos protetores solares e outros cosméticos nas camadas mais internas de nossa pele, pode aumentar os radicais livres.

Além disso, o uso de portetor solar ainda age como uma barreira para a absorção natural de vitamina D, que é importante para regular o funcionamento de nosso organismo, fortalecer ossos, prevenir doenças, etc.

Ao avaliar com cuidado o tema, concordei no seguinte aspecto: os produtos cosméticos, incluindo os protetores solares, são uma das fontes de contaminação por toxinas que nos submetemos diariamente. 

Então como nos proteger das ameaças do sol, mas também nos beneficiar  desse que pode ser um grande aliado à nossa saúde?

A exposição cautelosa ao sol, evitando o horário entre 10h e 15h, e o uso de proteção como roupas e chapéus, podem ajudar! Mas quando não tem jeito… só o protetor solar na causa!


Mas quer saber minha teoria? 

A realidade em que vivemos está nos matando! Não uso protetor ou cosméticos, mas falo ao celular, assisto tv, uso Microondas, como fritura, alimentos cheios de agrotóxicos, etc.

Para ficarmos imunes aos males modernos só vivendo em uma bolha…

Conclusão: Sou super a favor de uma vida mais saudável! Mas sem radicalismos…

Vou continuar usando protetor solar quando realmente necessário, mas abandonar minhas maquiagens… JAMAIS!!!

Qual é a sua opinião sobre o tema? Compartilhe suas idéias conosco.

Escrito por

Dona de casa, mãe de três filhotes lindos, advogada, mochileira, cantora de chuveiro e agora BLOGUEIRA!😃 Tentando acertar mais do que errar nessa deliciosa aventura da vida!

8 comentários em “Não passe protetor solar no seu filho. É isso mesmo, Arnaldo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s